Entre Quatro Paredes

Por Rhobson Del Kishall

Na fila de entrada ouve-se som frenético de cristais passando a sensação de inquietação e angustia da sala de espetáculo 01 da Casa das Rosas.

Ao entrar, vemos uma figura encapuzada com voz empostada que apaga com as mãos as velas das quatro extremidades da sala. Há também 03 cadeiras aguardando as 03 personagens que se torturarão psicologicamente ao decorrer da peça.

As personagens, no inicio, apresentaram-se estereotipados, em especial a vivida por Ligia Paula Machado (Estelle Rigault), mas com o tempo ficaram mais à vontade, talvez por ser dia de estréia. Foi muito bem definida a utilização de planos de alucinação e memória, deixando claro que o espaço era um purgatório e que a quarta parede funciona como um telão onde em determinados momentos via-se o mundo real.

Em alguns momentos, o texto não estava “na boca” dos atores, mas a ótima dramaturgia ajudou bastante. Vale ressaltar que trata-se de um espetáculo para publico seleto, embora sua divulgação diga outra coisa.

A maior e mais visível falha do espetáculo está no fato da presença de um ator/diretor. Muitos dos ruídos poderiam ser resolvidos com uma visão de fora, visão clínica, imparcial, com atenção em minúcias, sem envolvimento ou preocupação com sua própria interpretação ou até mesmo em dirigir os demais atores em cena.

Excelente proposta que tem tudo para dar certo, principalmente pela vibração e vontade em cena dos dois jovens atores (Rudson Mazzorana e Ligia Paula). O espaço intimista e performático ajudou na ambientação com o chão e paredes da sala, mas atrás da porta ao fundo, que dava entrada aos atores, tinha uma lona plástica preta que não dialogava com os demais signos e recursos cênicos, seria mais agradável a utilização do mesmo tecido que fechava as janelas.

O tango dançado, o “monólogo” feito pela atriz Ligia e a representação de um bebê por um tecido são os pontos fortes do espetáculo. Soluções como estas, poderiam acontecer em outros momentos, situações e com as personagens.

O cenário suficientemente simples destaca o trabalho dos atores, mesmo assim, houve choque com uma das cadeiras.

A sensação ao sair desta montagem é de que viajamos em nosso interior, que nos criticamos muito mais do que imaginamos e que a tortura, o inferno está em nossa consciência devido as questões existencialistas. Embora as feridas sejam tocadas pelos outros, nós sabemos que elas existem.

 

Informações:

“ENTRE QUATRO PAREDES” NA CASA DAS ROSAS (de 3 de outubro a 14 de novembro – toda sexta as 21:30)

O INFERNO SÃO OS OUTROS!

Completamente enclausurados um homem e duas mulheres são forçados a conviverem juntos por toda a eternidade.
Os atores Ligia Paula Machado (Estelle Rigault), Rudson Mazzorana (Joseph Garcin), Sidney Chaplin (O Criado) e Sônia Fonseca (Inês Serrano) dão vida aos insólitos personagens de um dos maiores filósofos da França – Jean Paul Sartre.
O Grupo ArtinCena faz a sua primeira temporada em um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade de São Paulo – a Casa das Rosas. O espetáculo conta a história de Garcin (homem de letras), Inês (funcionária dos correios e lésbica) e Estelle (dama fútil e narcisista). Todos os personagens são levados até uma sala fechada e terão que permanecer para sempre ali, enclausurados, condenados a uma vida sem interrupção.
De portas fechadas. Sem espelhos nem janelas. Os três terão que se enxergar através dos olhos do outro e, com isso, transformarão a convivência em algo crucial e insuportável.
A polêmica obra de Sartre questiona a condição humana, suas crenças e ações. “Entre Quatro Paredes” mostra como o ser humano pode ser negligente e repugnante. Sartre quebra o paradigma que, a sociedade possui, de inferno cristão e revela que, na verdade, o inferno são os outros.

ENTRE QUATRO PAREDES
Autor: Jean Paul Sartre
Tradução: Guilherme de Almeida
Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Censura: 14 anos
Direção: Sônia Fonseca
Elenco: Ligia Paula Machado, Rudson Mazzorana, Sidney Chaplin e Sônia Fonseca
Luz e som: Jhonas Correia
CASA DAS ROSAS – sala 01
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
35 lugares
Tel: (11) 3285-6986/ 3288-9447
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/ R$ 15,00 (estudantes, idosos e classe artística)
3 de outubro a 14 de novembro – todas as sextas – 21:30

 

Rhobson Del Kishall
E-mail: rhobson@del.art.br